domingo, 21 de setembro de 2014

DORAMA : 1 litro de lágrimas (1 リ ッ ト ル の 涙)

Um verdadeiro eufemismo o nomo desse drama, risos. A Quantidade de lágrimas que eu chorei não foram poucas ... Provavelmente derramei Mais do Que Só um litro.

A História é sobre Ikeuchi Aya, com apenas 15 anos em seu primeiro ano de colegial, descobre que tem uma doença chamada Degeneração espinocerebelar. Essa enfermidade deteriora os neurônios, o que a longo Prazo impede a pessoa de falar, andar, comer, masque não altera a memória e a capacidade de pensar ... enfim. Uma doença terrível e incurável que limita a pessoa até ela não conseguir mais viver sem ajuda dos outros. Com o tenpo essa doença deixa o paciente debilitado, até chegar ao ponto em que ele ficará inconsciente. Olha eu assisti esse dorama de 11 episódios em duas Madrugadas, e posso dizer com certeza que em cada um deles chorei pra caramba ( Não sou tão sentimental assim) apesar de ser uma tarefa difícil me emocionar.


Imaginem dar este diagnóstico para uma garota jovem, tão viva, e tão cheia de sonhos, chega a ser um crime que a vida lhe uma imponha doença tão cruel, que aos poucos lhe tira tudo é toda sua independência. O que deixa tudo mais difícil é saber que esse dorama, o mangá, o filme todos estes foram inspirados em uma história real.


Aya Kito(19 de Julho de 1962 - 23 de Maio de 1988) sofreu da doença chamada Degeneração Espinocerebelar. Durante sua vida, escreveu um diário, onde relatava sua luta diária contra a doença e só parou quando a doença a impossibilitou. O diário foi publicado anos mais tarde com o título de 1 Litro de Lágrimas e vendeu mais de 1,8 milhão de cópias no Japão inteiro.



Esse dorama apesar de muitooo tocante ainda foge um pouco da realidade vivida pela pela Aya, na questão fazer o romance. Mas mesmo assim ainda é lindo e uma total experiência de vida. O que mais me fez gostar de uma 1 リ ッ ト ル の 涙 foi pela união da família .. Logo não começo, quando a mãe Shioka descobre sobre a doença, ela tenta ao máximo poupar sua filha desse fardo, mas chega o momento em que ela precisa falar a verdade .



No dorama a familia de Aya, tem uma loja de tofu. Seu pai um energético senhor, é bem carismático. Ela ainda possui mais três irmãos: Ako, Hiroshi e Rika. Sua relação com cada um é explorada em alguns episódios (menos Rika, fazer o que ela era uma pirralha ), de forma intensa mostrando o preconceito, ciúmes, favoritismo, e tudo mais superado quando percebem a verdadeira situação de sua irmã. o dorama foca também em sua relação amorosa com Asou, um garoto de sua sala que assim como todo mundo, quando se envolve com ela acaba mudando muito.


Mas o enfoque mesmo é a relação de Aya com sua mãe que literalmente é o pilar que a sustenta e lhe dá forças. Nos é mostrado uma relação muito bonita de confiança mútua e cumplicidade. O mais incrível e que enquanto eu assistia esse dorama incrível eu chorava, minhas lágrimas secavam, e eu chorava de novo. Nem sabia que tinha essa capacidade. E como se fosse de propósito na ending aparecia fotos da Aya Kito e trechos de seu diário, junto com uma música melancólica e triste.

Vários outros personagens tem seu espaço ao longo na novela, mas só assistindo para descobrir. Super recomendo o dorama, filme, mangá, livro (o diário)... Acho que depois que assisti isso me deu vontade de querer ajudar outras pessoas que tem essa doença. O que é outro dom maravilhoso que a Aya transmitiu ao longo da vida dela. Ela queria que as pessoas dessem valor a saúde, a família, enfim... a tudo, já que ela da pior maneira possível aprendeu como é triste perder o que lhe era importante. Fica ai a recomendação e o desafio de não conseguir chorar vendo essas obras incríveis.

  • Se eu fosse uma flor, minha vida seria um botão. Esse começo de juventude, quero guardar sem arrependimentos.
  • Mamãe, dentro do meu coração: existe você, que sempre acreditou em mim. A partir de agora conto com você. Desculpa por causar tanta preocupação.
  • Por que essa doença me escolheu? Destino é algo que não se pode colocar em palavras.
  • Felicidade? Você é feliz? Estou à procura, no fundo do meu coração, para que eu seja feliz.
  • Se olhar o céu depois de cair, o céu azul, hoje também, se estende infinitamente e sorri. Eu estou viva.
  • Foi preciso um litro de lágrimas.
  • As pessoas não deviam viver o passado. É o suficiente fazer o possível no presente.
  • Será que posso continuar a viver? Mesmo que você não exista, não há nada que restará.
  • Amor, não tenho nada além de apenas viver me agarrando a isso.
  • O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário