quarta-feira, 20 de agosto de 2014

#REVENDO: Watamote

Recheado com o bom e velho humor negro.

Quem nunca passou por certos desvios sociais? Do tipo em que a pessoa acaba sofrendo o tipo de bullying que eu considero o pior: ignorar/ou melhor o fulano nem sabe sobre sua existência.
 Tomoko Kuroki  uma estudante de 15 anos que após um conturbado fundamental, acredita que se tornará popular no ensino médio devido ao seu alto conhecimento e pontuações altas nos jogos Otome. Porém, ela acaba se tornando uma anti-social solitária, e agora é forçada a reavaliar seu comportamento  e buscar pelo status que tanto deseja. 




Tomoko é uma garota normal... muito normal para falar a verdade.Ela tem uma família estável de classe média, nunca teve um namorado, e tem um irmão que ao contrário dela até que é popularzinho. Todo mundo ignora sua existência em sala de aula, e posso até considerar que não é de propósito, ela simplesmente não se destaca (me lembra passivamente Another, mas ao contrário dele Watamote visa uma garota sem status nenhum).Pode até parecer uma temática comum, do tipo que se lida no dia a dia mas além de não ser notada por ninguém de sua escola, Tomoko sofre com certos incidentes que deixa a vida dela ainda mais complicada e divertida para quem está assistindo.
Todo mundo sabe, que não são todos os abençoados com a tal da "beleza" e "fofura", pra mim isso não passa de parâmetros confusos que a sociedade cria. Tomoko tenta de todas as formas possíveis ser inserida nesse mundo de popularidade, onde as garotas saem com garotos, vão para o boliche depois das aulas, e tem bons momentos juntos. Mais parâmetros. Ninguém pode dizer que ela não tentou: ninguém. Apesar de ter quem diga o contrário, ter um amigo/colega descente na escola pra ter com quem conversar é o mínimo de uma vida social ativa que todos esperam. 


Acho incorreto denominar ela de anti-social, até porque afinal ela faz de tudo para ser sociável, simplesmente não dá certo. Mesmo que seja um pouco acho que todo mundo que assiste esse anime consegue ser ver um pouco nela, não com tanto azar mas como uma pessoa que em algum momento tentou ser popular, ou que tinha tais pensamentos depreciativos e cabisbaixos. Tomoko simplesmente se vê feia, com olheiras, corpo desprovido de curvas, cabelo revoltado, ELA não é o tipo ideal, ELA não age como a ideal, tudo contra ela. Tomoko ainda acha fútil, as garotas de sua sala que só se preocupam com beleza, peitos, garotos, isso demonstra que só queria um amigo, não relativamente ser como elas.

Além de podermos nos identificar facilmente com ela, tem a coisa da vergonha alheia.  Tantas são as situações que me fazem morrer de rir, e ao mesmo tempo são reflexivas. O autor de Watashi ga motenai no wa do kangaetemo omaera ga warui, quis passar essa coisa tão comum nos idas de hoje numa temática divertida e ao mesmo tempo vergonhosa, pois nos faz perceber que realmente teve um(a) garoto(a) na sua sala/trabalho, que era excluído(a), se não você mesmo que sofreu disso. Ela encontra sua felicidade nos jogos Otome, e mangás, onde caras bonitos e educados dizem o que ela quer ouvir. Ela é uma típica pessoa que consegue se virar no mundo virtual (por mais improvável que seja), mas quando é pessoalmente ela trava, ficando visivelmente desconfortável.
Esse foi o motivo do grande sucesso de Watamote, assim como disse nesse post a simplicidade é a fórmula para o sucesso, e o grande reconhecimento das pessoas que assistem (boa parte otaku, alguns já sofrendo do mal) aumenta gradativamente a popularidade. Bem... espero que tenha convencido vocês a assistirem ou rever esse anime tão incrível, que aborda de maneira tão tocante e ao mesmo tempo engraçada uma realidade horrível.
 A meditação fica por conta de vocês. 


VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário